UNIDADE PGM
Entrar com o gov.br
TODOS

Emissão de Guia de ITBI


Para prosseguir para a página do serviço clique no(s) botão(ões) abaixo:

Botões de acesso:
Serviço ITBIe
Por: Unidade SEFAZ
ITBI pedido por processo
Por: Unidade SEFAZ
Vídeo Explicativo
Por: Unidade SEFAZ
Informativo:
O que é ?

É o novo sistema destinado à emissão da guia do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que permite que o contribuinte dê entrada no processo de emissão da guia de ITBI de forma eletrônica, sem a necessidade de se dirigir às unidades de atendimento da Semec.


O sistema contempla tanto os pedidos que exigem o pagamento do imposto como os casos de isenção (para primeiro imóvel popular e desapropriação), bem como nos casos de imunidade tributária (tipicamente para pessoas jurídicas).


O ITBI é um tributo municipal previsto na Constituição Federal e instituído pelo Município, sendo exigido na oficialização do processo de compra e venda de um determinado imóvel. O pagamento deste tributo é essencial para que a propriedade seja transferida legalmente para o novo comprador. Sem o pagamento, a mudança de titularidade não será possível e consequentemente a documentação deste imóvel não será liberada. O processo de solicitação deste tributo se dá por requerimento feito no Portal Cidadão (portal.maceio.al.gov.br), em plataforma específica.

Quem pode realizar ?
Tempo estimado
Etapas para a realização
Onde é realizado ?
Outras informações
Avaliar informações:
Bom
Neutro
Ruim